terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Teoria Musical Iniciante #4

Teoria Musical Iniciante #1
Teoria Musical Iniciante #2
Teoria Musical Iniciante #3

== ESCALAS MUSICAIS ==

Muitos acreditam ser algo difícil, porém a escala musical é algo intuitivo e facíl, um musico leva a escala musical consigo durante a vida toda.

[[DEFINIÇÃO]]

A Escala Musical, é uma sequência de notas ordenadas que formam a escala de cada acorde, nas Escalas Musicais temos as naturezas dos acordes, acordes menores, maiores, sustenidos e bemois, iremos estudar por enquanto apenas as escalas musicais maiores e menores.

Lembra da escala natural de Dó?

C = "Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó"

Esta escala é também chamada de escala modelo, você pode sempre consultar ela, para lembra a distancia original de todas as notas T T ST T T T ST ou 1, 1, 0.5, 1, 1, 1, 0.5.

Então... esta é aquela escala de qual falamos, formada por " Tom, Tom , Semitom, Tom, Tom, Tom, Semitom" ou " T - T - ST - T - T - T - ST".

 lembra também as distancias de cada nota?
T = 1 | ST = 0.5 ou meio tom

Escalas naturais, são escalas sem nenhuma alteração, todas as notas se mantem em sua natureza de origem.

== Escala Musical Maior Natural ==

Mas veja bem,
Se temos:

"Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó" esta é a escala maior do acorde de "C",

Já temos a Escala de natureza maior de C, vamos lá, temos que conseguir as outras escalas agora, vamos para a escala de D = Ré

C - [D] - E - F - G - A - B - C

Primeiramente vamos escrever a sequencia de notas:

Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si- Dó - Ré

Pronto, agora vamos verificar se esta escala esta maior obedecendo a regra ( T T ST T T T ST )

De "Ré" para "Mi" originalmente temos um tom, então [T] T ST T T T ST esta correto.
De "Mi" para "Fá" originalmente temos meio tom, então T [T] ST T T T ST esta incorreto
Se temos apenas meio tom, precisamos de mais meio tom, para que assim possa se formar um T inteiro, a forma de fazermos isto é aumentando a distancia de Mi para Fá com um "#" Sustenido, mas onde colocar o "#" ?

A forma adequada de se colocar o sustenido, é na nota da frente, neste caso no Fá e não no Mi, pois, se colocarmos um sustenido no "Mi" aumentara a distancia de "Ré" para "Mi" e continuará a distancia de "Mi" para "Fá".

Então vamos lá, colocamos então um # no F, agora se chama Fá Sustenido "F#", temos agora tal escala:

Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Si - Dó - Ré

Vamos agora analisar a terceira distancia? T T [ST] T T T ST

De "Fá#" para "Sol" originalmente temos um tom, porém como colocamos o F, meio tom a frente, o F se tornou F#, e o que era "1 T" se tornou agora metade, de "F#" para "Sol" temos agora meio tom, então esta correto.

De "Sol" para "Lá" originalmente temos um tom, então T T ST [T] T T ST esta correto.
De "Lá" para "Si" originalmente temos um tom, então T T ST T [T] T ST esta correto.
De "Si" para "Dó" originalmente temos meio tom, então T T ST T T [T] ST esta incorreto,
Temos apenas meio tom, porém precisamos de um tom completo, colocaremos então mais meio tom +0.5 = #, mas onde colocar? no "Si" ou no "Dó" ?
Se você respondeu " DÓÓÓ!!! " parabéns você esta certo!!, por que se colocarmos no Si, o Si terá meio tom a mais, criando uma distancia de um tom e meio de Lá para Si, pois já existe um tom.

Logo temos esta escala:

"Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Si - Dó# - Ré" esta é a escala maior do acorde de "D"

Seguindo esta regra é possível encontrar todas as escalas maiores:

|Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó| Escala de C maior

|Ré - Mi - Fá# - Sol - Lá - Si - Dó# - Ré| Escala de D maior

|Mi - Fá# - Sol# - Lá - Si - Dó# - Ré# - Mi| Escala de E maior

|Fá - Sol - Lá - Sib - Dó - Ré - Mi-  Fá | Escala de F maior

|Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá# - Sol| Escala de G maior

|Lá - Si - Dó# - Ré - Mi - Fá# - Sol# - Lá | Escala de A maior

|Si - Dó# - Ré# - Mi - Fá# - Sol# - Lá# - Si  | Escala de B maior

Observando atentamente, você pode ver que na escala de Fá maior, ocorreu algo diferente, apareceu um Bemol, "b" não é mesmo?

|Fá - Sol - Lá - Sib - Dó - Ré - Mi-  Fá | Escala de F maior

Perceba o por que: Temos a regra T T ST T T T ST, a distancia entre "Lá" e "Si" originalmente é de um tom,  porém precisamos de apenas meio tom "T T [ST] T T T ST", lembre sempre, sempre!, SEMPRE!, o acidente musical, vem na nota da frente, logo, em vez de modificarmos "Lá", vamos modificar Sí, porém se colocarmos um "#" a distancia de Lá e de Si# será de 1.5, e não queremos mais meio tom, e sim retirar meio tom, logo utilizaremos o "b" -0.5, se colocarmos o "b" no Si, teremos: Sib ou Bb, então agora de "Lá" para "Sib" só existe meio tom, se encaixando perfeitamente no que a regra pede.

Sugiro que agora pegue um caderno e tente fazer sozinho todas as escalas maiores, depois verifique se ouve algum erro, entende o por que você errou e corrija o erro.


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